Microsoft CSP x EA

Hoje vamos falar sobre dois contratos Microsoft. CSP (Cloud Solution Provider) e EA (Enterprise Agreement).

Porque o contrato EA pode estar desacelerando seu crescimento e custando muito mais?

Antigamente o contrato EA (Enterprise Agreement) era altamente cogitado para grandes empresas comprarem produtos Microsoft e também responsável talvez pelo maior gasto da área de TI de uma empresa. Porém é muito provável que seu negócio e a área de TI tenham evoluído com o passar dos anos e a forma como você utilizava os produtos Microsoft. Então por qual motivo algumas empresas ainda estão usando o EA como contrato padrão de fornecimento de software?

Com a mudança de TI para um ambiente cloud e a rápida evolução e inovação dos softwares, um contrato padrão de 3 anos fixo não faz tanto sentido mais. Já é hora de repensar a forma de aquisição dos softwares Microsoft, e conhecer o Cloud Solution Provider (CSP).

O licenciamento pelo CSP da Microsoft é a nova evolução de como as empresas podem comprar e gerenciar os serviços com a Microsoft. Quando movemos para um contrato subscription ou baseado no consumo, os contratos de longo prazo e upfront perdem sentido, e podem ser um grande risco para sua empresa no âmbito econômico, e como sua empresa pode precisar de adaptação frente a mudanças econômicas individuais, ou de mercado. Um grande exemplo que temos nos dias de hoje é o Covid-19. A flexibilidade de atualização do cenário após mudanças estruturais que grandes empresas estão passando no momento, podem ser obtidas com o CSP.

Existem três desafios críticos do legado Enterprise Agreement (EA) no seu negócio:

  • Contratos de longo prazo – EA requer um contrato por 3 anos para tudo que é adquirido, o que limita sua flexibilidade de diminuir ou remover itens caso as circunstâncias do seu negócio mudem;
  • Soluções não utilizadas – Planejando para 3 anos pode limitar a estimativa do que se pode precisar no futuro. As grandes soluções empacotadas ficam desatualizadas ou subutilizadas conforme os planos da sua empresa mudam;
  • Preocupações de suporte – Enterprise Agreement possui suporte limitado e pode não atender suas expectativas, forçando a sua empresa a pagar a mais por um suporte premium Microsoft de forma upfront.

Licenças de subscrição no Microsoft CSP

O contrato Cloud Solution Provider abre uma nova gama de flexibilidade que permite maior gerenciamento e uma compra consciente, baseada na realidade da sua empresa. Ao invés de um contrato de 3 anos, como é obrigatório no contrato Enterprise Agreement, o CSP pode ser feito em duas modalidades: mensal ou anual. Na modalidade mensal, permite a empresa a adicionar e remover licenças conforme a necessidade do negócio, pagando exatamente pelo que foi utilizado, o que permite uma grande economia.

A Microsoft desenvolveu o programa CSP para encaixar nas mudanças rápidas que a área de TI necessita nos dias de hoje. Com a constante possibilidade de mudanças, budgets mais restritos e a necessidade por resultados rápidos, o CSP é a melhor escolha. O CSP garante flexibilidade, subscrição de cloud para clientes usarem Microsoft e Office 365, Azure, Dynamics 365 com um suporte completo do parceiro. A plataforma de licenciamento do CSO é completamente integrada, e por este motivo garante provisionamentos instantâneos de novas licenças e faturamento consolidado e automático (mensal ou anual). 

 Cloud Solution Provider (CSP)Enterprise Agreement (EA)
CompromissoSem compromisso, e existe opção de cancelar a qualquer momentoContrato de 3 anos com um mínimo de 500 usuários.
CobrançaMensal ou AnualAnual por 3 anos no mínimo
Crescimento de usuáriosA qualquer momentoA qualquer momento
Redução de usuáriosA qualquer momentoUma vez ao ano com 30 a 60 dias de aviso prévio – Precisa manter sempre mínimo de 500 usuários.
Suporte24×7 via parceiro e MicrosoftSuporte básico da Microsoft e custo adicional do Premier
Produtos disponíveisTodas as licenças subscrição (Dynamics, Office, M365, Azure, etc) e algumas licenças para servidorTodas as licenças Microsoft

CSP x EA – Qual você deve escolher

Se você procura uma solução escalável que permite o seu negócio que compre conforme crescimento e mudanças, você deve escolher o CSP. Este programa permite que você adicione ou remova usuários e produtos instantaneamente e pague somente pelo tempo que utilizou as mesmas. Em um contrato EA sua flexibilidade será mais limitada, e não será possível adaptar a mudanças e geralmente pode custar mais caro. Já é comum grandes empresas trocando contrato EA pelo CSP. Empresas geralmente escolhem o EA quando possuem mais de 500 usuários, e precisam fixar o preço por 3 anos.

Como a SLMIT pode ajudar a sua organização?

  • Suporte – Visibilidade durante toda a vigência do contrato e experts disponíveis 24×7 e acionamento da Microsoft;
  • Proatividade – Nossos consultores estão sempre disponíveis para ajudar sua empresa de uma forma inteligente e sempre econômica, fazendo cenários otimizados entre sua necessidade e utilização;
  • Portal interativo – Contamos também com um portal interativo para adição e remoção de licenças e/ou produtos de forma automática.

Um modelo de contrato EA ainda pode ser o mais correto para sua empresa? Sim! Porém é importante frisar que nos dias de hoje a área de TI mudou bastante sua forma de comprar e consumir. É a hora de modernizar através do CSP para que isso reflita no seu ambiente dando espaço a flexibilidade para adaptação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *